03 junho, 2016

O que não dizer pra uma pessoa com depressão.


No post de hoje eu vou mostrar frases que são comuns, porém erradas que falam a pessoas que tem depressão. Esse post é pra você que convive com um irmão, pai, avó periquito etc... que sofre dessa doença, como não agir quando aquele(a) novo(a) crush que te faz tão bem e do nada: "Eu tenho que te confessar uma coisa, estou com depressão". Pesado né? mas é possível conviver sim. Como eu disse, são comuns, as vezes falamos sem ver. Mas isso machuca ainda mais quem está sofrendo o mal do século... Eu espero que ajude vocês de alguma forma, é importante <3


  • "Nossa, que frescura!"
  • "Tem gente sofrendo bem mais que você".
  • "Você não está querendo melhorar".
  • "já tentou tipo, não ter depressão?"
  • "Olha tudo o que você tem! para de mimimi!"
  • "Ai, eu to cansando de ver você assim".
  • "Por que você sei lá, não sai um pouco?"
  • "Só ta querendo chamar atenção".
  • "Tá, e me diz. Já lavou a louça por acaso? Pra reclamar tem tempo".
  • "Já tentou fazer uma oração? Isso é falta de Deus na tua vida".
  • "Isso é falta de: Homem, mulher, sexo etc..."
  • "Isso é coisa de gente fraca, se fosse mais forte não estaria assim".
  • "Se quisesse se matar mesmo, já teria se matado".   

Resumindo, pare de menosprezar a dor dos outros. Você pode lidar com seus problemas de uma forma mas essa pessoa não. E o que a gente faz? Oferece ajuda e não cutucando a ferida alheia. Ofereça amor, carinho, apoio a ajudar da forma que a gente puder. Porque essa pessoa mais precisa nesse momento tão delicado não é estar rodeada de muitas pessoas, mas sim das pessoas que ela realmente pode contar :)

Eu espero que eu tenha realmente sido útil pra vocês, e essa semana ainda vou trazer o que você deve falar pra essas pessoas. E se você quiser participar é só colocar suas dicas de frase que se deve falar aqui nos comentários pra eu postar com o link do teu blog ao lado. 

                                                                           

23 comentários:

  1. Super concordo! Preciso compartilhar esse seu post. Já tive depressão e já ouvi muitas dessas frases, e a única coisa que elas me faziam ter vontade era de me matar, porque eu repetia na minha cabeça "Essa pessoa não me entende, nunca vai me entender, não é drama mas ela acha que é" e o pior é a pessoa manipular seu pensamento e fazer você acreditar que é tudo mimimi e que você uma merda por estar reclamando, nossa... Horrível. As vezes ainda tenho umas quedas de depressão, mas aí canalizo minhas energias cuidando do blog e passa <3

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já tive depressão, Thami. É mesmo, ouvir essas palavras nos machucam cada vez mais. Cuidar do blog passa haha Um beijoo <3

      Excluir
  2. Concordo demais com esse post, muito gente acha que é besteira e fica falando qualquer coisa, mas mal sabe o mal que umas palavras tem sobre uma pessoa, ficou ótimo o seu post.

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  3. Quantas vezes ouvi a segunda, terceira, quarta, quinta, sétima, oitava e décima terceira frases. Como bónus, vou deixar outra afirmação que fartei-me de ouvir e que também nunca deve ser dita:
    Isso é tudo preguiça, isso sim.
    É verdade, há muito boa gente que pensa que a depressão é preguiça aguda. É muito triste, numa época em que há tanta informação, as pessoas continuarem a ver a depressão como se fosse uma espécie de teatro. São as mesmas pessoas que recusam-se a classificá-la como uma doença, que pensam que é só uma tristeza sem sentido de ser e sei lá quantas mais barbaridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a mídia devia abusar de matérias sobre depressão, e mostrar a todos que não é uma frescura ou perda de tempo, e sim uma doença, muuito grave por sinal que acaba de dentro para fora. Há hoje em dia matérias sobre, mas não o suficiente, infelizmente. Um beijo <3

      Excluir
  4. Oi, oi Bruna!
    Adorei o blog, estou seguindo aqui!
    Super concordo com tudo que tu descreveu, as pessoas fazem pouco caso dessas situações e não percebem que assim fazem mais mal do que bem. O post é ótimo para conscientizar esse pessoal. Amei :D
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma realidade, apesar de triste. Mas já estamos em pleno século XXI pra ainda ter gente que acha que isso é besteira, precisamos evoluir. Adorei seu blog, flor <3 Voltarei mais vezes.

    https://winterb-irds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Seu post é de utilidade pública, as pessoas nunca se importam com a dor dos outros o suficiente para se colocar no lugar de quem sofre e tentar reagir à isso, todas suas frases são totalmente verdade, já tive depressão e seu como é, é uma doença, você não se auto-regenera sozinha enfim, parabéns!

    http://www.folhasdeoutono.com/

    ResponderExcluir
  7. Não adianta, quem não nunca teve depressão nunca vai entender. Mas eu acho que não é nada difícil respeitar, né?! Amei seu texto!

    Cá entre nós, miga!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esse post me fez reviver muitas lembranças. Já tive depressão e o que eu mais escutava era " você tem tudo, para de frescura" " Isso é falta de ir pra igreja" aff, cara como que alguém pode ser tão babaca. Depressão é uma doença séria demais. Parabéns mesmo por esse post. Vou compartilhar no meu face com autoria e link para o seu blog. Posso ? Beijo.

    www.deixeiflorir.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso vai acabando com a gente aos poucos, espero que isso melhore com o tempo. Ah, fique a vontade! Seria uma honra na verdade haha. Um beijo <3

      Excluir
  9. concordo demais, meu irmão tinha e já ouvi algumas dessas frases, depressão é sério e a pessoa precisa de apoio e tratamento para passar por isso e não julgamentos!

    seguindo aqui!

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Super concordo, depressão não é frescura, é algo sério e as pessoas com essa doença necessitam mais do que nunca do nosso total apoio. Adorei conhecer seu blog
    Beijos

    Blog Ateliê da Bianca
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  11. Eu passei por isso. Na verdade, ainda estou em tratamento. As pessoas são bem cruéis quando querem, lembro de cada frase e o quanto doeu.

    Lua xx Meu Mundo da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai passar por isso, com toda a certeza! Um beijo <3

      Excluir
  12. Concordo com o seu post.
    Não devemos de maneira alguma menosprezar a dor do próximo,principalmente no caso da depressão que é algo tão sério.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa que eu costumo fazer, é mostrar pra pessoas FATOS, pelo qual ela pode ser grata ou feliz !! Por que as vezes mente/psicológico dela, concentra mais em coisas negativas, então cito coisas boas na vida dela que ela pode se concentrar. Sempre que faço isso com uma amiga, ela me agradece :) ♥ Bons amigos são os melhores psicólogos :)

    ResponderExcluir