16 junho, 2016

Temos todo tempo do mundo...


Eu sempre escutei a musica "Tempo Perdido" do Legião Urbana. Mas pelo que parece só agora eu comecei a viver essa musica. E eu queria compartilhar minha experiência com vocês e quem sabe, tirar o cabresto da cara de alguns, assim como tiraram do meu.

(Musica de trilha sonora, é só clicar <3)

Primeiramente eu queria dizer que foram coisas que aconteceram comigo e com uma amiga minha (que vocês nem sabe quem é huuahua) então, não é regra ou o que vocês deveriam fazer mas só uma experiencia que eu tive comigo mesma e que estou muito feliz . (Espero que ela conte a dela também)

Acho que não é segredo pra ninguém que eu quero medicina. Todas as decisões tomadas por mim foram sempre pela medicina e pelo meu futuro, meus desejos de viajar, ser bem sucedida, ajudar as pessoas, ter uma biblioteca geek na minha casa haha. E isso não importava se eu tinha dinheiro pra isso no momento, ou se as coisas não estavam caminhando bem, eu só sabia que eu queria isso e nada poderia me parar.

Não tem o curso de medicina aqui na minha cidade. Provavelmente eu teria que mudar pra cidade vizinha (que por sinal, é uma das maiores cidades do Brasil, com um custo de vida nada barato) ou pra outras cidades mais distantes ainda. Esse ano minha família passou por uma crise danada, e eu ainda pedi demissão do meu emprego pra estudar em casa. Todas as vezes que eu falava pros meus pais sobre se mudar eu sentia um desconforto da parte deles, mas também não falavam nada.

O curso de medicina é um curso extenso, intenso e integral. É praticamente impossível você se sustentar sozinha ou ter um emprego. Ou seja, meus pais fariam a graça de me sustentar em outra cidade. Mas há um problema: Com que dinheiro? Se até sair da crise estava difícil. Egoísta eu, propus que todos se mudassem comigo, não se preocupando se eles tem uma família, amigos ou uma vida social. Até meu pai chegar com uma bomba: "Não vamos nos mudar com você, agora é maior de idade, terá que correr atrás das suas coisas como eu corri atrás das minhas, apanhar da vida como eu apanhei, cair e levantar. Eu não vou abandonar minha família, minha casa que eu taanto demorei pra conquistar, pra viver seus sonhos, cabe a você viver os seus sonhos".
Aquilo foi como uma facada na hora, revoltada eu, corri chorando pro quarto e mandar áudios infinitos pra uma amiga (que vocês nem conhecem haha) expressando minha indignação sobre as falas do meu pai.

Depois de um tempo eu conheci a história de um menino que o sonho dele era ser médico e advogado. E antes disso havia cursado odontologia. Com quase 25 anos, está no primeiro ano de medicina. Se questionado sobre o tempo, ou se está ou estará velho demais para correr atrás dos sonhos, ele apenas diz que nunca se arrependeu de ter feito odontologia antes, não se arrepende de ter ficado 2 anos tentando medicina e que pelo contrário, se acha novo demais. Ainda disse uma frase que ficou impregnada em mim: "Nunca tenha medo de começar algo novo, temos todo tempo do mundo". Participo também de um grupo de MEDbulandos (como nos intitulamos) e lá há varias pessoas de até 40 anos que acabaram de entrar em medicina, pessoas que cursam enfermagem e que sonham com medicina, ou até,vejam só, estudantes de engenharia, que sonham em ser engenheiros e médicos. Ou até pessoas que simplesmente não tem condições de se sustentar agora, mas estão buscando uma instabilidade financeira e depois partir pra faculdade.

Após conversar com pessoas assim, me veio a mente um antigo sonho meu de ter duas graduações, mas que após escolher medicina, achava que não teria esse tempo. Me senti uma completa idiota, idiota por achar que vou estar velha demais, ou que não terei tempo. Era como se me tirassem o cabresto da cara, e eu pudesse ter uma visão mais ampla das coisas.

Depois de conversas assim, eu acordei pra realidade, vi que me mudar agora seria impossível, que não é só com o curso de medicina que ajudamos as pessoas, que eu tenho sim, todo o tempo do mundo  pra correr atrás, pra ajudar como posso, pra ser o que eu sempre sonhei, pra ter duas, três, infinitas graduações.  E até pedi perdão pela minha atitude egoísta com meus pais.

O colégio querendo ou não nos falam que se você não entrar em um curso superior após se formar no ensino médio é um crime! Mas, ei, não é necessário, cada um tem seu tempo. Você é quem decide se está preparado ou não pra ingressar. Imagino que não tem coisa pior do que você entrar na faculdade por pressão das pessoas ao seu redor, e logo no primeiro período perceber que não é aquilo que você quer pra sua vida.

Ano passado minhas notas deram pra muitos cursos, cheguei a passar em  federal, e que minha nota em um vestibular da cidade vizinha daria pra todos os cursos, menos pra medicina. E eu lá, com infinitas oportunidades mas com o cabresto da minha cara a tampando-as. Não estou dizendo que tu não tem que ter foco, muuito pelo contrário, mas que se você não tem condições agora, erga a cabeça, encare a realidade, você conseguirá sim! E que não será tarde, será o tempo certo. Tenha sim foco, mas que se não conseguir isso, não se martirize como eu, viva!

Eu ficava comparando minha realidade com a dos meus amigos, e ficava frustrada. No começo foi bem difícil, pensar que eles passariam, se mudariam e eu estaria aqui. Mas eu ergui a cabeça dessa vez e falei MANO, SEM BAD DESSA VEZ! VAMOS VIVER QUE UMA HORA MINHA VEZ CHEGA!

Consegui vencer isso, e fui contemplada com uma bolsa integral em um curso que seeeempre admirei, que é Fisioterapia. Não me sinto triste, estou muito feliz pela decisão, sempre quis ajudar as pessoas de alguma forma, sem que fosse pra dançar na rua. Hoje fiz a matrícula, e vou estudar, me dedicar. Fisioterapia não é um "sonho menor" e sim um sonho desenterrado que terei a honra de realizar.

Claro,se você tem um sonho de fazer alguma coisa, não se meta em qualquer curso e ser um "frustrado que não passou no que realmente queria". Faça porque você quer! Não se esquecendo que muitos sonham estar onde você está. E sem desmerecer o sonho dos outros por esse não ser seu principal objetivo.

A musica agora faz sentido pra mim. E agora a cada vez que eu canta-la saberei o que estou cantando. Ah, e você tem todo o tempo do mundo. 
Somos tão jooooooooooovens! <3

                                                                                                        

18 comentários:

  1. Oi, Bru!
    Amei seu texto! Concordo com tudo que você falou.
    Toda vez que ouço essa música eu fico meio triste... Eu acho que a letra dela fala muito comigo sobre o tempo e tals...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Li o texto na hora certa!!!!
    Meu sonho é poder ensinar as pessoas e mostrar que sou capaz de muito mais do que imaginam. Não me vejo no futuro sem uma profissão que eu não escreva, mas hoje vi que tenho a oportunidade de ir adiante com meu curso de atendente de farmácia.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Já pensei em fazer medicina, mas depois acabei me desencantando com algumas partes do curso e por isso comecei Psicologia. Medicina é realmente um curso complicado, mas não desista. Vá em frente com a Fisioterapia, se forme, viva e no futuro, se for para ser você conseguirá se graduar na sua tão sonhada med.
    www.lagrimasdediamante.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que texto :/
    Temos que buscar fazer sempre aquilo que nos faz feliz, buscar as coisas que nos motivam.
    Não podemos desistir dos nossos sonhos por mais difíceis que eles sejam
    Obriga por escrever esse texto ele me tocou .

    Parabéns pelo post ♥

    Beijão.
    morenagraviola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pela visita. Um beijo <3

      Excluir
  5. que reflexão maravilhosa!

    as vezes a gente quer tanto chegar em determinado lugar do jeito que a gente quer que esquece que podem haver outros caminhos que nos deixariam igualmente felizes.

    Eu tô com 24 anos e no terceiro período da minha faculdade. Já cheguei a me achar velha demais, mas o importante é que agora tô no caminho certo e só porque fulano encontrou o seu caminho aos 17 nao quer dizer que tem de ser igual pra mim. Cada pessoa tem uma batalha individual a vencer :)

    boa sorte com o seu futuro que tenho certeza que vai ser BRILHANTE!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada pelo depoimento. Só me da ainda mais certeza de que estou no caminho certo. Um beijo <3

      Excluir
  6. Nossa, que texto mara! Me fez ficar viajando aqui no quão a vida é absorta comparada ao tempo. Parabéns, ótimo, texto!
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Acho que é assim mesmo viu? A gente não pode desistir dos nossos sonhos e tem tanto tempo ainda pra tentar várias coisas diferentes!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  8. Fiquei tão feliz depois de ler esse post, sério! <3
    É muito bonito ver o quanto tu ama a área da medicina mas soube lidar com as dificuldades, isso não é para todos...
    Espero que seja muito feliz com esse curso e que ajude muitas pessoas.

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor! Muuito obrigada pelo apoio, eu é quem fico feliz <3

      Excluir
  9. Adorei o texto e na minha opinião se gostas de medicina como aparentas através do texto não desistas, pode ser complicado mas vale mais a pena andar num curso que gostes do que num que não gostes ;)

    http://andreiaseraos.wix.com/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, fisioterapia não é um sonho menor, e sim um sonho que estava enterrado e terei a honra de realizar.
      Beijoo <3

      Excluir
  10. Me vi várias vezes nesse texto, que pena que não li algo assim tempos atrás e por toda essa pressão de que "terminou o ensino médio tem que entrar pra uma facul"
    eu acabei entrando na primeira que passei, e logo em uma federal que é super puxado, foram meses tensos, mais consegui vencer o medo do que as pessoas iriam falar se eu saísse e outras coisas, e nunca mais voltei lá hsahuhusa, melhor coisa que eu fiz! Confesso que até hoje não sei se quero fazer alguma faculdade, mais hoje faço o que eu gosto e me faz feliz, acho que isso é o que importa! e sobre fazer uma faculdade.. (temos todo o tempo do mundo..♫)
    beijos linda <3

    https://bloggerdabruu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE LINDA SUA HISTÓRIA <3 só me da ainda mais certeza do que eu falei. Um beijo <33 e toda a sorte do mundo pra ti.

      Excluir